Tem Carnaval e Futebol? Viva! Então somos felizes.
Até quando ficaremos à merce do parasitismo histórico? Será que ainda não nos atinamos que temos um nome atrelado ao Colonialismo?
O Brasil tem esse nome, porque era o reservatório de riquezas representado pela extração de madeira que produzia tinta vermelha. Herdamos o nome de depósito, de fornecedor gratuito de divisas para a chamada civilização da época. E ostentamos com orgulho (?) esse nome. Somos uma Nação que se presta às sevícias alheias e, educadamente, pedimo-lhes desculpas por ter-lhes voltado as costas desrespeitosamente.
Que tal injetar o vermelho dos glóbulos da exaltação no sangue nacional? Senadores, deputados (alguns copiosamente providos da ânsia da vantagem pessoal), bem poderiam abraçar esta causa, já que nossa voz se cala, enquanto pastamos como dóceis ovelhas. Que tal voltarmos a ser Pindorama [país das palmeiras]? Pelo menos justificaremos os pilares de arrimo de nossas redes de descanso (na concepção estrangeira) durante o nosso "sonho intenso".
Inteligente, sensível e poeta.
ResponderExcluirum beijo.
bom dia, gostei de sua reflexão apesar de acreditar que o nome Brasil está tão arraigado e intrínseco em nossa vida que mudá-lo seja temerário; mas concordo que é hora de acordarmos e reescrever nossa história real, sem medos e preconceitos.
ResponderExcluirabraços.
Telma Félix